terça-feira, 29 de outubro de 2024

Halloween na Biblioteca Escolar

0 comentários

 

A equipa da Biblioteca Escolar não quis deixar de comemorar com os alunos, professores, assistentes e técnicos o Halloween.
    Pode-se dizer que com criatividade e imaginação as janelas da Biblioteca Escolar foram decoradas e construíram-se fantasmas que proporcionaram aos alunos, em primeiro lugar, grande admiração e depois bastante interesse e diversão! 
A disciplina de Inglês juntou-se à nossa equipa e organizou uma exposição sobre o Halloween com trabalhos elaborados pelos alunos, com materiais reciclados.
Venham divertir-se connosco!








            

          

          





segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Aprender com Robótica…

0 comentários



 

No dia 25 de outubro de 2024, os alunos das turmas 5º E e 6º E, no âmbito do evento “Hoje quem manda sou eu” que consiste na  “Troca de Diretores” entre os Centros de Ciência Viva, usufruíram, na Biblioteca Escolar Sebastião da Gama, de uma atividade diferente: “Aprender com Robótica…”.

    Para além dos docentes destas turmas contaram com a presença de docentes do Centro de Ciência Viva de Estremoz, professores Vânia e Vítor. De Lisboa, do Pavilhão do Conhecimento, contaram com a presença do professor José.
Os alunos deram a sua opinião sobre o que é um robot, salientando que é uma máquina feita pelo Homem, que pode ser metálica ou não, tem uma parte elétrica e que serve para ajudar o ser humano.
    Quando constatados com a questão quem tem robots em casa? Muitos alunos quiseram responder: microondas, forno, máquina de lavar, aspirador sem fios…
    Os docentes do Centro de Ciência Viva lembraram os alunos de que os robots necessitam de ser programados, isto é, precisam de instruções para saberem o que têm de fazer. Quando saem das fábricas já trazem essa programação pré-definida com códigos. Porém em casa quando vamos fazer uso deles também lhes damos instruções, como por exemplo tempo, temperatura, entre outros.
    De seguida, foram mostrados,  os “osobotos”, pequenos robots que seguem linhas pretas e distribuídos  mapas da cidade de Estremoz que os alunos, pintaram, nos sítios indicados e, de acordo com as instruções que lhes foram fornecidas, para que cada “osoboto”, em cada grupo, pudesse seguir os percursos pintados.
    Os alunos revelaram-se bastante iniciativa, manifestaram-se muito interessados, participativos, com raciocínio lógico e, sobretudo, foram os autores da sua própria aprendizagem.





 
Template by BloggerThemes