segunda-feira, 4 de março de 2013

Semana da Leitura e das Línguas

Este ano, o Agrupamento de Escolas de Estremoz resolveu celebrar a Semana da Leitura e das Línguas na semana de 18 a 22 de fevereiro.
Ao longo da semana decorreram variadíssimas atividades que envolveram toda a comunidade educativa.

SEGUNDA FEIRA
Iniciámos a semana com a presença da escritora Antonieta Felix que nos veio dar a conhecer o seu livro “O galo Airó”, bem como outros textos da  sua obra literária. Esta atividade foi pensada para os alunos mais pequenos, educação pré escolar e 1º ciclo, mas uma turma de 5º ano teve oportunidade de participar neste encontro. Foram momentos muito bons, cheios aventuras, magia e boa disposição;



TERÇA FEIRA
No dia 19, durante a parte da manhã, os alunos dos 3º e 4º anos, tiveram oportunidade de conhecer o ilustrador Bruno Balegas, que veio dar a conhecer o livro “Ecofeitiços” da Areal Editores e mostrar como se faz a ilustração do mesmo. Também mostrou como se desenha através do computador.




QUARTA FEIRA
No dia 20, durante a manhã, decorreu o concurso de inglês  “Spelling Bee”com a participação de todas as turmas do 2º e 3º ciclos. Os vencedores foram os seguintes:

5º ano DIOGO ANASTÁCIO

6ºano SORAIA FILIPE

7ºano CRISTIANA XAVIER

8º ano JOSÉ COELHO

9º ano TIAGO SEBASTIÃO





QUINTA FEIRA
No dia 21, da parte da tarde, duas turmas do 5º ano e duas do 6º ouviram uma história do livro “Contos da dona Terra” de Calopim de Carvalho e, juntamente com a monitora Raquel do Centro de Ciência Viva,  tiveram oportunidade  de falar sobre a vida e sobre as espécies e verem fosseis de animais.
Pelas 18h decorreu mais um Serão Cultural, desta vez dedicado à Saúde Oral. Neste serão estiveram presentes os alunos que concorreram ao concurso “Faça lá um poema”, bem como duas turmas do 1º ciclo, o 2º ano da EB da Mata e o 3º ano da EB do Caldeiro, e 5 alunos do 5º D, 5º E e 5º F. No final ouvimos a higienista Carina e a enfermeira Margarida do Centro de Saúde de Estremoz falarem de Saúde Oral e da importância da escovagem  dos dentes.





 












































SEXTA FEIRA
Estava previsto um encontro com a escritora Sónia Seixas, co-autora do livro "Plano Bullying-como apagar o bullying da escola" para os alunos dos 2º e 3º ciclos. Mas por motivos imprevistos este encontro teve de ser adiado para abril.

Durante toda a semana, os alunos antes de entrarem para as salas ouviram ler pelos docentes ou leram eles mesmos, pequenos poemas que se encontravam pendurados nas portas das salas.

Para dar mais destaque a esta semana tão cheia de atividades tivemos ainda uma Feira do Livro, que por sinal e apesar da crise foi bastante visitada por toda a comunidade educativa.

 









 









A realização desta atividade só foi possível graças ao apoio  da Direção, docentes, auxiliares e encarregados de educação do Agrupamento de Escolas de Estremoz, da  Câmara Municipal de Estremoz, Centro de Saúde de Estremoz, Centro de Ciência Viva de Estremoz, Rede de Bibliotecas Escolares, Porto Editora, Areal Editores, Grupo Leya, Plátano Editora, livros Fernando Xavier e da escritora Antonieta Félix.

  • rss
  • Del.icio.us
  • Digg
  • Twitter
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Share this on Technorati
  • Post this to Myspace
  • Share this on Blinklist
  • Submit this to DesignFloat

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Template by BloggerThemes