quinta-feira, 17 de julho de 2014

Parlamento dos Jovens - Alunos do Agrupamento de Escolas de Estremoz chegam à final

Nestes tempos em que a juventude se interroga sobre a sociedade, a iniciativa “Parlamento dos Jovens” vem apelar à participação cívica dos jovens de modo a que melhor se entenda o funcionamento de um modelo democrático e de como as suas instituições funcionam. De facto a forma como decorreram os trabalhos no espaço da Assembleia da República levam a que os representantes dos diversos distritos nacionais e Regiões Autónomas sejam os portadores das preocupações de uma geração que desponta agora para as realidades de gerir o património público e comum. Dessa consciencialização nascerá, certamente, uma cultura democrática que se quer direcionada para a resolução dos problemas, para a visão global de um país que se quer mais justo e feliz. Muito mais se terá de fazer, já que os valores que regem uma sociedade moderna requerem, cada vez mais a participação dos seus cidadãos. Sabemos que esta intenção é contrariada pela realidade. Há necessidade de se combater a falta de entusiasmo. Há que, constante e firmemente, lutar por um maior e melhor envolvimento desta geração, para que o presente de Portugal seja a base de um futuro estável e promissor.

    Depois de uma viagem, de cerca duas horas de autocarro, depois de passarmos por Évora, Montemor -o- Novo, Palmela, Setúbal e Montijo, chegámos à Assembleia da República por volta das 14h. Na Assembleia da República, fomos recebidos na entrada, sendo-nos distribuídos os nossos cartões de identificação, informações e agenda do evento, assim como umas pequenas lembranças. O Palácio de São Bento, onde funciona a Assembleia da República Portuguesa, foi antes de 1924, um mosteiro. Após a Revolução Liberal foi remodelado e passou a ser a sede do Poder Legislativo. Como curiosidade, ainda são visíveis os lugares reservados aos deputados reais, que são conservados de uma forma exemplar. A sala do Senado foi onde decorreram os trabalhos do Parlamento dos Jovens.

    Nessa tarde o trabalho foi em comissão. Trabalho feito em quatro comissões onde se efetuaram as propostas de medidas a ser discutidas em plenário no dia seguinte. Trabalhou-se arduamente. Distribuídos por várias comissões, o distrito de Évora ficou na 2ª comissão, conjuntamente com os círculos de Guarda, Aveiro, Leiria, Lisboa e Coimbra, onde as suas propostas foram as mais votadas com 19 votos. As nossas medidas constituíram assim a base das medidas dessa Comissão a ser discutidas em plenário. Os jornalistas tinham direito a um lugar ao lado da zona das mesas dos deputados, que tiveram um breve tempo de preparação das suas intervenções. Interessante foi verificar a gestão do tempo utilizada pelos representantes dos diversos distritos.
    Após o trabalho das comissões fomos jantar e por volta das 21h fomos alojados na Pousada da Juventude de Almada, que nos acolheu simpaticamente.
    Poder participar em todo este processo tornou-se fantástico, pois mostrou o quão longe se pode chegar com apenas algo que pareceu, à primeira vista, apenas um concurso distante.

     Logo de manhã cedo os deputados estavam prontos para mais um dia de trabalho em plenário na sala do Senado da Assembleia da República. Os trabalhos prolongaram-se por toda a manhã e princípio da tarde. As medidas da 2ª Comissão foram as terceiras mais votadas. Os nossos deputados estão de parabéns. Entretanto, durante a Sessão Plenária os jornalistas tiveram a oportunidade de entrevistar os deputados da Assembleia da República, colocando também as suas próprias perguntas, sendo sempre a resposta otimista; assim como uma conferência de imprensa com o Presidente da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, António Ribeiro e Castro, durante a qual também puderam fazer as suas perguntas ou simplesmente assistir e escutar as suas declarações sobre o tema “Drogas”.
   Depois era altura de voltar. A partida deu-se por voltas das 17h da AR com todos os deputados e participantes a despedirem-se e a prometer voltar para o ano.

  • rss
  • Del.icio.us
  • Digg
  • Twitter
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Share this on Technorati
  • Post this to Myspace
  • Share this on Blinklist
  • Submit this to DesignFloat

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Template by BloggerThemes