terça-feira, 28 de abril de 2015

Concurso Nacional de Leitura - Fase distrital

Decorreu no passado dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, em Estremoz, a fase distrital do Concurso  Nacional de Leitura.
Nesta atividade estiveram envolvidos 39 alunos do ensino básico e 16 alunos do ensino secundário em representação de 14 escolas do distrito de Évora.
 Esta atividade foi organizada pela Biblioteca Municipal em parceria com as Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Estremoz e da Escola Secundária Rainha Santa Isabel.
Foi um dia dedicado à leitura e aos livros onde os participantes realizaram da parte da manhã uma prova escrita, onde foram selecionados os cinco finalistas de cada ciclo que, da parte da tarde que realizaram a prova oral.




Enquanto os alunos realizaram a prova escrita, em várias salas da EB Sebastião da Gama, os profssores acompanhantes assistiram no auditório da mesma escola a uma apresentação da cidade de e da história dos seus bonecos, apresentada pelo Dr. Hugo Guerreiro e foram ainda prendados com um a degustação de produtos típicos de Estremoz.



Da parte da tarde, no auditório da ESRSI, decorreu a prova oral acompanhada de momentos de animação que estiveram a cargo de alunos das duas escolas: participação orquestra de flautas do AEE, declamação de poesia pela aluna Francisca Violette da ESRSI, dança com as alunas Beatriz Rita e Sónia Guerreiro da ESRSI e momento musical com os alunos Beatriz Rosa do AEE e Raquel Monteiro e Miguel Candeias da ESRSI.











Os cinco finalistas do ensino secundário que participaram na prova oral foram os seguintes: Beatriz Charrua da escola Secundária André de Gouveia de Évora, Duarte Siquenique, João Alves e Joana Borralho da Escola Secundária Rainha santa Isabel de Estremoz e Joana Farrica da Escola Secundária de Vendas Novas.


Os cinco finalistas do ensino básico foram os seguintes: David Moreira da Escola Básica Sebastião da Gama de Estremoz, Inês Aniceto da Escola Básica de Portel, Margarida Boieiro da Escola Básica de Alandroal, Maria José Menezes da escola Básica e Secundária de Mora e Rui Vieira da Escola Básica André de Resende de Évora.

O júri da prova oral foi constituído pelo escritor Alexandre Honrado, o diretor do CENDREV José Russo e a Vereadora da Cultura Márcia Oliveira.


Foram vencedores desta prova os alunos Beatriz Charrua em representação do ensino secundário e David Moreira em representação do ensino básico. Estes alunos vão representar o distrito de Évora na final a realizar em Lisboa.





No final houve uma pequena lembrança e um certificado de participação para todas as escolas e um belo lanche para terminarmos em beleza este grande dia dedicado à leitura!


O Agrupamento de escolas de Estremoz está de parabéns pois um dos seus alunos participantes conseguiu vencer e é ele que vai representar o distrito de Évora.
Parabéns ao aluno David Moreira e à professora Isabel Rebocho, que o preparou!


As fotos utilizadas nesta reportagem foram gentilmente cedidas pela Câmara Municipal de Estremoz.
  • rss
  • Del.icio.us
  • Digg
  • Twitter
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Share this on Technorati
  • Post this to Myspace
  • Share this on Blinklist
  • Submit this to DesignFloat

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Template by BloggerThemes