sexta-feira, 13 de abril de 2018

Atividades da Semana da Leitura

segunda feira
No dia 19, deu-se início à Semana da Leitura, no Agrupamento de escolas de Estremoz, com a abertura da Feira do Livro.
Durante a manhã, recebemos ainda, o escritor Tomás Borges de Castro, que veio apresentar, aos alunos dos segundo e terceiro ciclos, uma coleção de livros intitulados “As aventuras de Flauto”.
Ao final da tarde, realizou-se no auditório da escola básica Sebastião da Gama,  um Serão Cultural. Nesta atividade participaram alunos da EB Sebastião da Gama e da EB do Caldeiro.
Tal com já vem sendo hábito tivemos um excelente final de tarde, repleto de leituras, dramatizações e canções que encheram os nossos corações.
Como neste dia  também se celebrava o Dia do Pai, a Biblioteca Escolar preparou uma surpresa para todos os pais presentes.








terça feira
No dia 20, comemorou-se o dia da Saúde Oral, com a apresentação de um teatro de fantoches, baseado no livro “Alfredo, os teus dentes metem medo”, organizado pela enfermeira Carmem e a higienista Carina.


Esta atividade teve como objetivo,  lembrar aos alunos, de uma forma lúdica,  como é importante cuidarem bem dos seus dentes


quarta feira
Neste dia comemorou-se o Dia Mundial da Poesia e todos os alunos do agrupamento, iniciaram as atividades letivas com a leitura de um poema. Por volta das dez horas, um grupo de alunos da EB Sebastião da Gama distribuíram poemas pela escola e pela cidade. Enquanto isso, na Biblioteca Municipal, a escritora Antonieta Felix apresentava os seus livros a um grupo de alunos.
Da parte da tarde, também na Biblioteca Municipal decorreu a fase concelhia do Concurso Nacional da Leitura e uma tarde poética, onde alunos do agrupamento, da escola secundária Rainha Santa Isabel e da academia sénior declamaram poemas.
Ao final da tarde, realizou-se mais um serão cultural, em Veiros. Este assinalou o dia Mundial da Poesia. Estiveram presentes algumas entidades, destacando a presença da escritora Antonieta Félix, que nos falou da sua atividade e livros publicados..
Foram momentos de verdadeira magia, entre poemas e lendas, teatros e música. Neste evento foi dramatizada a história “ Memórias de um Castelo “, incluída no projeto “A minha lancheira “.
  










quinta feira
No dia 22, o agrupamento recebeu a escritora Manuela Castro Neves. Na parte da manhã, a escritora esteve na EB da Mata para apresentar a sua obras aos alunos desta escola e da parte da tarde esteve no auditório da escola sede com os alunos da EB do Caldeiro e de Veiros. Foram três sessões muito interessantes e participativas, onde algumas docentes tiveram um lugar de destaque.






sexta feira
No dia 23, terminámos com o tão aguardado PeddyBook, uma atividade desenvolvida em parceria com o Centro de Ciência Viva, a Escola Secundária e a Biblioteca Municipal.
Apesar da chuva também insistir em estar presente, os alunos não desistiram e foi um gosto vê-los percorrer locais emblemáticos da cidade, à descoberta das respostas que precisavam de dar para concluírem com sucesso a sua prova.
E assim terminou a Semana da Leitura...


  • rss
  • Del.icio.us
  • Digg
  • Twitter
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Share this on Technorati
  • Post this to Myspace
  • Share this on Blinklist
  • Submit this to DesignFloat

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Template by BloggerThemes