sexta-feira, 13 de abril de 2018

Lanches 100pre saudáveis


Esta é uma história com dois bonecos de barro falantes, a Primavera e o Amor é Cego. Viviam numa linda cidade situada no Alentejo, com o nome de Estremoz.
Ela morava na Pousada Rainha Santa Isabel e o Amor é Cego no Pelourinho. Eram muito amigos, brincavam, passeavam, tinham grandes conversas e lanchavam juntos. Gostavam muito de comer e eram muito gulosos, por isso, nas suas lancheiras levavam sempre muitos doces.
Um dia a Primavera disse ao seu amigo:
- Amor é Cego, estás muito gorducho! – ele entristeceu-se, mas conseguiu responder-lhe:
- Amiga Primavera, também estás muito cheiinha …
Disseram:
- Temos de fazer alguma coisa!
Combinaram que, desse dia em diante, iriam fazer uma corridinha diária, desde o Pelourinho até à Pousada Rainha Santa Isabel e, nas suas lancheiras, levariam só alimentos bons para a saúde.
Perguntou a Primavera:
- Trazes um lanchinho saudável na tua lancheira?
- Sim, tenho uma sande de fiambre e uma banana. E tu ?
- Vou lanchar uma maçã e um pacote de leite branco. Isto é alimentação saudável.
- Com exercício físico diário e uma alimentação equilibrada vamos ficar saudáveis, com mais energia, muita força muscular, maior concentração, melhor disposição e até mais elegantes! - Exclamaram os amigos.
Certa tarde, durante a sua caminhada, pararam para lanchar e apreciar a paisagem deslumbrante da cidade de Estremoz. Foi quando, sob um céu acinzentado adivinharam uma grande tempestade. Muita chuva, que lhe poderia desbotar as tintas, e vento forte, que os levaria pelos ares! …
- Vou ficar encharcada, sem as minhas cores fico pálida e acabarei com o meu barro desfeito numa poça! - gritou a Primavera.
O Amor é Cego tranquilizou-a:
- Calma! Os artesãos estremocenses tiveram muitos cuidados quando nos moldaram, cozeram e pintaram. Por isso, resistiremos a esta chuvada.
Mais tranquila e feliz a Primavera, declarou:
- Tens razão. Há mais de três séculos que os bonecos de Estremoz são feitos com técnicas artesanais, sólidas e não poluentes. Eu estou enfeitada com flores e festejo anualmente a chegada da primavera. E tu, Amor é Cego, mostras o poder do amor. Muitos outros bonecos de barro de Estremoz representam atividades do Alentejo e profissões da vida no campo: o pastor, a lavadeira, o barbeiro, a bordadeira, a matança do porco, a colheita da azeitona…Também se fazem presépios e outras figuras religiosas. A UNESCO classificou-nos Património Cultural e Imaterial da Humanidade. Somos mundialmente famosos e uma tempestadezinha não nos mete medo!
- Vamos a correr para a Pousada da Rainha Santa Isabel, ficaremos perto da Torre de Menagem e lá encontraremos um abrigo. - Concordaram os dois amigos.
 Que bonitos eram os monumentos, que histórias ensinavam …
- Como seria a vida e a saúde das pessoas no reinado de D. Dinis? Como seria a sua alimentação? Será que conseguiam subir as escadinhas com a nossa leveza, agilidade e rapidez? – Interrogava-se o Amor é Cego.
- Não sei! Mas, enquanto subias as escadas, reparei que estás cada vez mais elegante e ágil. O lanche saudável que transportamos nas lancheiras está a dar muito resultado…parece mágico! Evitamos alimentos açucarados e com gordura. Preferimos fruta, leite, pão, legumes e bebemos muita água. É fácil! As nossas lancheiras transportarão 100, mais 100, mais 100 lanches… Lanches 100pre saudáveis!
Moral da história: A aventura destes dois bonecos de barro de Estremoz ajuda-nos a escolher os alimentos saudáveis e a compreender a necessidade de praticar exercício físico para evitar doenças. O conto também realça a recente nomeação dos bonecos de barro de Estremoz a “Património Imaterial da Humanidade”, pela Unesco e, desta maneira, percebemos o valor patrimonial, histórico e cultural da nossa cidade.

Trabalho realizado pelos alunos da Escola Básica do Caldeiro no âmbito do projeto "Lancheiras saudáveis"

  • rss
  • Del.icio.us
  • Digg
  • Twitter
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Share this on Technorati
  • Post this to Myspace
  • Share this on Blinklist
  • Submit this to DesignFloat

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Template by BloggerThemes